terça-feira, 3 de agosto de 2010

PAÍS DA SEMANA: IRLANDA





Irlanda: uma nação, dois extremos e várias razões de busca por unidade
Entenda o contexto espiritual e político em que vivem os irlandeses e veja porque é tão importante orar por essa nação.
Localização: Ilha da Irlanda, no oeste da Europa.
Capital: Dublin
Idioma:
 Irlandês (gaélico falado na Irlanda), Inglês (oficial).
Religião:
 Cristianismo 96,4% (católicos 84,4%, outros 12,1% - dupla filiação 0,1%), sem religião e ateísmo 2,9%, outras 0,7% (2005).

A Irlanda ocupa aproximadamente 85% da ilha da Irlanda e o restante forma a Irlanda do Norte (Ulster). No início do século XX intensificou-se um movimento de cunho separatista, que culminou na independência de uma parte da nação. Assim, foi constituído, em 1922, o Estado Livre da Irlanda a partir da união dos condados do sul, predominantemente católico, e, a aglutinação dos condados do norte da ilha, majoritariamente protestante. Este último, conhecido como Irlanda do Norte (Ulster), permanece até os dias atuais atrelado ao domínio do Reino Unido. Esse longo processo de formação das duas regiões é caracterizado por uma onda de conflitos que se desenrola no Ulster. Ali, os repetidos episódios de violência ocorrem e são fomentados devido à oposição político-religiosa, especificamente por causa do desejo de unificação da ilha por parte da expressiva comunidade católica da região, contraditória a posição da maioria protestante, satisfeita com a autoridade britânica.
     O resumo desse alinhamento político e ideológico fez-se necessário para a compreensão do contexto histórico da Irlanda, sobretudo para contextualizar aos fatos ocorridos na última semana. Mais uma vez a Irlanda do Norte é palco de confrontos que ultrapassam os limites da questão política e ganha uma extensão espiritual, dada a origem dos grupos religiosos envolvidos. Militantes nacionalistas católicos feriram ao menos 82 policiais que tentavam conter distúrbios durante duas noites de protestos em Belfast, na Irlanda do Norte, contra parada anual da maioria protestante britânica. Belfast compõe a área católica, por isso os confrontos ocorreram antes e depois de dezenas de milhares de protestantes, da Ordem Laranja, marcharem em 18 locações pelo país, em um show anual de grande força. Ao retrato de Belfast, após o que muitos acreditam ser o pior distúrbio na região desde a realização do mesmo evento no ano passado, soma-se uma triste imagem de ruas fechadas, sujeiras dos destroços, carros queimados, além de vários feridos, maioria por pedras ou ainda tiros.
Desde 1998, uma Comissão de Paradas foi criada pelos britânicos para impor restrições na rota a ser seguida pela marcha da Ordem Laranja para evitar que os protestantes passem por distritos essencialmente católicos. Apesar disso, as autoridades não conseguem conter esses encontros e por isso distúrbios e confrontos são comuns no país.

Oremos, pois, pela transformação da Irlanda e crescimento da unidade do Corpo de Cristo:
- Para que as feridas e divisões na sociedade irlandesa sejam saradas e que toda Irlanda encontre paz.
- Para que todos cristãos, independente das denominações, possam trabalhar em prol da reconciliação e da unidade da comunidade.
- Para que todos os cristãos possam experimentar uma fé viva em Cristo Jesus, não motivada por títulos, territórios ou visão política, mas pelo amor e temor à Palavra de Deus.
- Oremos para que lideranças evangélicas cresçam no conhecimento da Bíblia e para que possam ser instrumentos fundamentais da revelação do Espírito Santo, usadas para levantar e fortalecer a Igreja de Cristo, capacitando novos líderes no exercício do evangelho de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário